RSS

Apoio social em meio hospitalar a crianças em risco

29 Jul

imagesFoi noticiado a semana passada que no ano de 2012 foram quase 2.800 as crianças que necessitaram de receber apoio dos serviços sociais do Centro Hospitalar Lisboa Central, onde pertencem os Hospitais D. Estefânia e S. José.

Estes números representam um aumento de 12% relativamente ao ano de 2011 e, segundo o Centro Hospitalar, este aumento deve-se à crise económica que o país atravessa.

A maior parte dos casos que necessitaram de apoio foi devido a precariedade económica (77%). Assistiu-se também a um acréscimo dos casos causados por desemprego dos pais. Outros casos acompanhados pelos serviços sociais relacionaram-se com o sistema de proteção de crianças e jovens, incluindo casos confirmados ou de suspeita de maus tratos.

Quanto ao apoio prestado a estas crianças, os hospitais facultaram alimentação, medicação, transporte para consultas médicas, roupas e brinquedos.

Estes são sem dúvida números alarmantes na medida em que estamos a falar apenas de dois hospitais em todo o país. Tratam-se assim de milhares e milhares de crianças a serem apoiadas por estas equipas de intervenção. A somar a estes números temos outros tantos que estão longe do olhar destas equipas e sem acompanhamento e apoio; quer por falta de conhecimento das famílias a que serviços podem recorrer, quer pela pobreza envergonhada, que leva as famílias a não colmatar as suas necessidades básicas por vergonha de assumirem a sua situação precária. Mais uma vez nos remetemos para a necessidade de reforço quantitativo e qualitativo das equipas técnicas das entidades de primeira linha; por forma a que estas famílias sejam atempadamente sinalizadas e acompanhadas.

Fonte: Jornal Público

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 29 de Julho de 2013 em Notícias

 

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: