RSS

Negligência causa mau desenvolvimento no cérebro

17 Dez

dadasd

Uma equipa de investigadores do Hospital Infantil de Boston (EUA) analisou ressonâncias magnéticas de crianças institucionalizadas e concluiu que a negligência física e psicológica provoca nas crianças grandes alterações no seu cérebro, nomeadamente uma diminuição da massa cinzenta e massa branca.

Um dado positivo desta investigação é o fato de que intervenções positivas com estas crianças podem reverter estas consequências da negligência.

Mas não apenas a negligência tem um impacto negativo no cérebro de crianças, também outros abusos e adversidades como maus tratos, abandono, violência ou pobreza extrema acarretam consequências negativas no desenvolvimento da criança..

Estudos anteriores destes investigadores concluíram que crianças que vivem em acolhimento institucional com défices sociais, de linguagem e de funcionamento cognitivo funcional têm um maior índice de transtornos de défice de atenção, dificuldades de funcionamento social e envelhecimento celular precoce.

Para um melhor esclarecimento sobre os sub-tipos de negligência, recordamos o artigo escrito neste blog, intitulado Negligência definições“, disponível aqui.

Fonte: Jornal Ciência Hoje

 
 

Etiquetas:

One response to “Negligência causa mau desenvolvimento no cérebro

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: