RSS

Abuso Sexual de Menores | Folheto informativo

15 Nov

O abuso sexual de menores é um tipo de mau trato bastante complexo e na maior parte das vezes de difícil detecção, por toda a pressão e ameaças que o abusador incute na criança, bem como nos receios intrínsecos que a própria criança tem em revelar o sofrimento que está a passar.

A NSPCC – cruelty to children must stop, FULL STOP elaborou um folheto para ajudar os pais a reconhecer o que se passa com os seus filhos e a ajudá-los a exteriorizar as suas preocupações.

Este folheto (em inglês) divide-se em cinco partes distintas:

1)      Detetar os sinais: além de uma breve definição de abuso sexual de menores, elucida sobre os sinais que habitualmente estão associados a esta ocorrência. Aborda também a questão do abusador, de algumas caraterísticas típicas de pessoas que perpetram o abuso sexual de menores, incluindo abusadores de idade semelhante à da vítima. Outro tema abordado no folheto é a revelação da criança, algumas razões para não contar a nenhum adulto da sua confiança os maus tratos que está a sofrer

2)      Se o teu filho te conta sobre o abuso: aqui pretende-se responder à questão “como reajo se o meu filho me contar que é vítima de abuso sexual?”. É também tratada a questão se os pais devem ou não confrontar o abusador e se devem denunciar a situação às autoridades

3)      Continuar a viver após o abuso: nesta terceira parte do folheto pretende-se orientar o adulto no sentido de ajudar o seu filho a ultrapassar o abuso de que foi vítima, nomeadamente recorrendo a serviços específicos, incluindo terapia para o menor; pois o abuso sexual é imensamente traumatizante para a criança e tem consequências a curto e/ou longo prazo, tornando-se fundamental este apoio especializado. Aqui também se aborda a revelação a terceiros sobre o abuso que o filho sofreu, e algumas ansiedades dos pais, como por exemplo, como podem eles proteger o filho de futuras situações idênticas; se o filho abusado será ele também abusador ou poder vir a desenvolver comportamentos sexuais desviantes

4)      5) Onde ir procurar informação e apoio: estes últimos capítulos – e por o folheto ter origem estrangeira – é dedicado para famílias residentes no Reino Unido, pois faculta os contactos desse país. Em Portugal são várias as entidades que prestam apoio às vítimas, como a APAV (707 20 00 77), Criança SOS (116 111)

O folheto está disponível para consulta e download aqui.

Recordamos dois artigos que foram escritos aqui no blog sobre publicações portuguesas na matéria de abuso sexual de menores:

Abuso sexual de menores – Orientações para a intervenção

Abuso sexual intrafamiliar – publicação IAC

 

Etiquetas:

2 responses to “Abuso Sexual de Menores | Folheto informativo

  1. Maus Tratos na Infância

    21 de Outubro de 2013 at 20:32

    Mais do que coragem é um acto de defesa das crianças, de as proteger desse crime. E saiba que a denúncia pode ser anónima. Para ajudar o processo da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens é conveniente que faculte o máximo de informações possível; pode fazê-lo por via escrita ou presencialmente, solicitando o seu anonimato. Não deixe por favor de fazer essa denúncia, pense no sofrimento que essa criança está a passar e no que está ao seu alcance para a proteger, para por um fim ao terror. Ninguém precisa de saber que foi você que denunciou o caso, mas a criança vai saber que houve alguém que um dia se importou realmente com ela e que a salvou. Pense nisso… (se precisar de alguma orientação podemos falar por msg privada)

     
  2. Carlos Santos

    2 de Outubro de 2013 at 16:19

    Conheco e gostava de ter a coragem de fazer a denuncia de um abuse de uma menor.

     

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: