RSS

Intervenção com famílias (multi)problemáticas

12 Set
Intervenção com famílias (multi)problemáticas

Quem trabalha com famílias problemáticas (refiro-me às famílias em risco, a serem acompanhadas pela Comissão de Proteção de Crianças em Risco ou por entidades de 1ª linha) sente – por vezes com um misto de sentimentos de frustração e impotência – o desafio que elas colocam.

Para começar, nunca são “apenas” uma família problemática, sendo na maior parte das vezes famílias multiproblemáticas e, consequentemente, multiassistidas o que, inevitavelmente acarreta um duplicar/triplicar ou mais, de intervenções, programas, reuniões, visitas domiciliárias, entre outras diligências. Além de ser um desperdício de recursos humanos, provoca desgaste e descrença por parte destas famílias n@s técnic@s, nos serviços de apoio à infância e juventude; quando o desejável é um trabalho de cooperação. Compete a cada um de nós, que intervêm com estas complexas famílias, alterar este tropeçar e acumular de intervenções e trabalhar em parceria com as outras entidades que já intervêm ou intervieram. Por exemplo, se a família beneficia de um programa de educação parental e, simultaneamente, tem menores com processo na CPCJ, porque não conciliar as visitas domiciliárias e, em vez de irem dois técnic@s de uma entidade, ir um de cada? Pequenas alterações que tanto podem contribuir para a celeridade processual.

Mas a razão deste meu artigo é partilhar convosco dois livros que encontrei numa biblioteca de uma Universidade e muito de me agradaram: neles encontramos vários instrumentos de suporte a@s técnic@s que trabalham com famílias em risco. São essencialmente compostos por checklists para se ir preenchendo à medida que se vai avaliando um determinado parâmetro. Dou alguns exemplos, mas antes apresento-vos os livros:

Reducing child maltreatment, a guidebook for parent services, de John R. Lutzker e Katheryn M. Bigelow (2002)

Disponível para compra aqui, por exemplo (com opção de “espreitar” algumas páginas do livro):

Neste guia encontramos grelhas avaliativas para 5 situações distintas: Avaliação das competências de vinculação dos pais, treino de planificação de atividades e interações entre pai(s)-filho, treino da segurança e higiene da casa, competências para a saúde infantil e treino para o staff.

Este livro está excelente pois não só permite uma esquematização da avaliação das competências parentais, como ajuda a planificar as sessões de trabalho. Além de que, todas as cheklists são acompanhadas da devida explicação e forma adequada de utilização.

O segundo livro é: A practitioner’s tool for child protection and the assessment of parents, de Jeff Fowler (2003)

as mesmas opções que o anterior, aqui

Tal como o anterior também faculta checklists para avaliação das competências parentais e familares.

Este livro consta em 3 partes: 1) Começar a avaliar, onde nos é apresentada uma checklist de indicadores de “Risco”, o plano avaliativo, entre outros temas muito interessantes e úteis;,2) Recolha de dados para avaliação, dados esses que vão desde a história familiar à situação atual: emprego, autoestima, avaliação do nível de organização, comportamentos dominantes e submissos (consumo de substâncias, perceções familiares, pessoais, parentais…) entre outros; e 3) Avaliação de um estudo de caso.

São dois livros complementares e que se mostram como apoios fundamentais a@s técnic@s que intervêm com famílias, por exemplo em contexto de Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, RSI, CAFAP [Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental]. Um bom investimento, sem dúvida.

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 12 de Setembro de 2011 em Sugestões de Leitura

 

Etiquetas: ,

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: