RSS

Segurança infantil: 10 “Deves” e “Não Deves” fazer

25 Ago

É competência dos pais e das mães ensinarem as crianças a agirem com segurança, nomeadamente com quem se relacionam, o que fazem e por onde andam. Tod@s concordamos que não é tarefa fácil, mas a maternidade/paternidade não é apenas feita de sucessos, alegrias e orgulhos; de mão dada com ela andam frustrações, ansiedades, medos – inúmeras vezes infundados – incertezas e zangas. Mas ainda bem que andam, significa que o papel educativo está a ser assumido e executado. De lamentar (e a ser corrigido) são as situações em que as crianças se auto educam, em que são elas próprias que impõem as regras pelas quais se regem e ditam as suas vontades como ordens.

Encontrei, no site ChildHelp, um pequeno artigo que achei interessante e como tal partilho convosco. O artigo dirige-se aos pais e às crianças (a partir da idade escolar) e contempla 10 DEVES e NÃO DEVES. São simples e práticos conselhos preventivos que, a serem seguidos, podem evitar fatalidades.

1)  Criança: Diz aos teus pais onde vais, com quem vais estar e a que horas estarás em casa                         Pais: Decidam o que querem que ela faça se estiver em casa de amigos, sem a presença dos pais. Deve telefonar-lhe? Deve voltar para casa?

2) Criança: se tu e o teu amigo estiverem ao computador em tua casa, e uma imagem “yarrr” surgir no monitor, sai do computador e conta a um adulto o que aconteceu                                                             Pais: Se o seu filho ou uma criança que conheça lhe conta uma experiência destas, oiça e analise os controlos parentais instalados no computador de casa.

3) Criança: Se estás na rua a brincar com um grupo de amigos e um adulto ou um miúdo mais velho que tu “parece que conheces” da tua vizinhança, te diz para ires a sua casa para comer doces, não vás e conta a um adulto da tua confiança o que aconteceu.

4) Criança: Não abras a porta a ninguém quando estás em casa sozinho                                                 Pais: Decidam se querem que o vosso filho atenda o telefone quando está sozinho em casa. Se atender, o que querem que ele diga?

5) Criança: Se atenderes o telefone e não estiver mais ninguém em casa, não digas a quem telefonou que estás sozinho em casa

6) Criança: Não entres no carro de ninguém a não ser que os teus pais te disseram que podes                   Pais: Digam  aos vossos filhos as pessoas de quem eles podem aceitar boleia. Considerem definir uma palavra código que signifique que é seguro apanhar boleia daquela pessoa, que só você, a criança e o condutor saibam

7) Pais: Falem com os vossos filhos sobre adultos na sua vida em que podem confiar. Assim, caso a criança esteja preocupada com alguma coisa ou alguém, sabem a quem podem contar.

8- Criança: Telefonem atempadamente aos vossos pais caso vejam que se vão atrasar a chegar a casa. Dessa forma os vossos pais não ficam preocupados.

9) Criança: Se uma criança que tu conheces diz que os seus pais não se importam que vás com ela para sua casa depois da escola, e tu não confirmaste com os teus pais – não vás. Em vez disso, pergunta-lhe se podes ir noutro dia

10) Criança: Se estiveres num acampamento e outro miúdo te tirar o teu almoço, roubar o teu dinheiro ou meter-te medo, conta a um adulto da tua confiança e pede ajuda.                                                             Pais: Novamente, falem com os vossos filhos sobre os adultos na sua vida em quem eles podem confiar


Fonte: Childhelp

 
Deixe o seu comentário

Publicado por em 25 de Agosto de 2011 em Segurança Infantil

 

Etiquetas:

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: