RSS

Abuso Sexual – Sugestões bibliográficas para crianças

06 Ago

Hoje deixo-vos duas sugestões bibliográficas, direcionadas especificamente para crianças, no âmbito da prevenção primária do abuso sexual de menores.

1) Abusos Sexuais Não!, de Delphine Sauliére e Bernardette Després publicado pela Terramar.

Este livro apresenta-se como um Guia de ajuda às crianças para se defenderem “contra certas pessoas perigosas (…). Por vezes elas parecem muito simpáticas mas são criminosas”.

O Abusos Sexuais Não! é um livro bastante atrativo para crianças: conta-nos 5 histórias em banda desenhada. Cada história termina com “se te encontrares na mesma situação que a …” (nome da personagem principal da história), onde é traduzida à criança a real situação vivida na história e recomendações para o que deve fazer caso lhe aconteça algo semelhante.

2) O meu corpo é especial, de Cynthia Geisen, publicado por Edições Paulinas

Este é um livro, tal como a anterior sugestão, destinado a crianças, famílias e educador@s e com o mesmo objetivo: prevenção primária dos abusos sexuais a menores.

N’ O meu corpo é especial, são-nos apresentadas pequenas histórias com o objetivo de “não amedrontar as crianças, mas ajudá-las a sentirem-se em segurança”.

As suas pequenas histórias abordam questões importantíssimas como seja o toque e os seus diferentes tipos, e o fato de a criança ter o direito de dizer que não deseja ser tocada, a importância da privacidade e de falar com alguém de confiança sempre que sinta algum desconforto ou tenha passado por alguma experiência negativa. Fala também sobre a culpa e o fato de a criança não se dever sentir culpada caso alguém lhe tenha tocado de forma imprópria.

A meu ver o ideal é serem contadas em família ou com @ educad@r, para promover o diálogo, satisfazer curiosidades ou dúvidas que a criança tenha, e para que o objetivo de promover aprendizagens sobre o abuso sexual e sua prevenção seja efetivamente concretizado.

Uma das questões que me surpreendeu pela positiva neste livro é o fato de abordar a questão do abuso sexual de menores mas, simultaneamente, ter uma vertente religiosa (católica). Parece-me que as duas temáticas (Deus e abuso sexual) não costumam andar lado a lado como é o caso deste livro.

Para ilustração, ficam duas páginas de uma dos livros (por ordem de apresentação):

 

Etiquetas:

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: