RSS

Estamos a espatifar a infância das crianças – Entrevista de Eduardo Sá

02 Ago

 Eduardo Sá, psicólogo clínico, psicanalista, professor de Psicologia clínica na Universidade de Coimbra e no Instituto Superior de Psicologia Aplicada em Lisboa e Diretor da Clínica bebés & crescidos deu, em meados de Março, uma entrevista ao jornal “Diário as beiras”, onde explana sobre vários temas. Sendo os temas abordados (ainda) bastante atuais destaco aqui alguns:

Sá fala da negligência que o Estado incorre no que concerne a infância, nomeadamente na falta de (melhores) políticas sociais, de investimento nos recreios das escolas que, segundo ele “ (…) são uma vergonha. Não reúnem condições indispensáveis para brincar” e também ao nível da salubridade das escolas, especificamente, das suas casas de banho.

Fala também das crianças em risco e como também nesta área, se denota uma gravosa negligência por parte do Estado, em particular nas Comissões de Proteção a Crianças e Jovens, onde os técnicos são colocados em regime de part-time.

Nesta entrevista, o psicólogo fala ainda da desnecessidade de educação sexual nas escolas. Defende que, ao invés, deve existir uma “educação para o amor”, uma “educação para as emoções”.

Leia toda a entrevista neste link

Eduardo Sá colabora regularmente com as suas (sensíveis) crónicas em jornais e é autor de vários livros, na área da infância, em particular, no desenvolvimento infantil. Deixo algumas referências:

Crianças para sempre, 2006, Oficina do Livro

Abandono e Adopção, 2008, Almedina

Más maneiras de sermos bons pais, 2008, Oficina do Livro

Chega-te a mim e deixa-te estar, 2009, Oficina do Livro

 
 

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: