RSS

Linha Alerta | Internet Segura

29 Jul

A Linha Aberta integra o projeto Internet Segura e tem por missão o bloqueio de conteúdos ilegais na Internet e na perseguição e acusação criminal de quem publica este tipo de conteúdos.

Qualquer pessoa que tenha conhecimento de conteúdos de caráter ilegal pode e deve denunciá-los neste site. A Linha Alerta, após triagem, encaminha a situação às autoridades policiais que, em colaboração com os ISPs nacionais (Internet Service Providers) os remove e instaura as ações judiciais devidas.

Os conteúdos considerados ilegais e que devem ser denunciados por quem tenha conhecimento são: Pornografia de Menores, Apologia do racismo ou Apologia da violência.

A forma de denunciar conteúdos eventualmente ilegais pode ser anónima ou identificada e estão disponíveis três vias para a sua receção: no formulário disponível na internet, por telefone ou por email (link).

Esta linha, de enorme utilidade pública, está em funcionamento desde Julho de 2007. Tem portanto 4 anos de existência. Contudo, e seguindo a linha de pensamento do artigo Maus tratos – publicidade nos media, a sua divulgação passou muito despercebida, senão mesmo totalmente omissa. Incompreensível esta falta de divulgação de serviços (facilmente) acessíveis a qualquer cidad@o e com uma utilidade tão específica como o combate a crimes de cariz sexual contra crianças.

 

Etiquetas: ,

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: