RSS

Shaken Baby Syndrome

28 Jul

O Shaken Baby Syndrome (Síndrome do Bebé Abanado/Sacudido) é uma das formas que o Mau Trato Físico toma e carateriza-se por @ cuidad@r abanar violentamente o bebé, provocando que o seu cérebro se mova dentro do crânio. Este movimento  leva a que os vasos sanguíneos e o tecido cerebral do bebé se estiquem e se separem, resultando em lesões muito sérias, como hematomas subdurais com ou sem hemorragias retinianas ou coma.

São necessários apenas 3 segundos para que as lesões ocorram!

Em 1/3 dos casos as crianças não sobrevivem. Nos outros casos, as crianças sofrem graves consequências a longo prazo, nomeadamente paralisia cerebral, cegueira, surdez, convulsões ou atraso mental.

É comum as crianças vítimas deste tipo de mau trato (normalmente crianças até aos 9 meses de idade) apresentarem também pequenas fraturas ósseas, quer na cabeça quer nas articulações principais das extremidades. Na cabeça, por terem batido em alguma superfície aquando os abanões (no chão ou em algum móvel que estava na trajetória); nas mãos e pés como resultado dos fortes e rápidos abanões que sofreu.

Quanto ao perpetrador, dados indicam que são maioritariamente os homens. Este fato não está relacionado com a própria prática de abanar a criança – os homens não abanam mais – mas porque, quando o fazem, os homens aplicam mais força que as mulheres.

Alguns sites onde pode obter mais informação:

National Center on Shaken Baby Syndrome

About Shaken Baby

Observatório da Infância (site brasileiro). Recomendo a visualização do vídeo, muito elucidativo, com forte vertente preventiva

Fontes:                                                                                                                                               Teresa Magalhães (2010). Abuso de Crianças e Jovens, da suspeita ao Diagnóstico. Lidel – Edições Técnicas, Porto                                                                                                                                              Organização Mundial de Saúde (2002). Relatório Mundial sobre violência e Saúde. Genebra

 

Etiquetas: ,

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: