RSS

APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

20 Jul

A APAV é uma instituição privada de solidariedade social, de utilidade pública, que “tem por objectivo estatuário promover e contribuir para a informação, protecção e apoio aos cidadãos vítimas de infracções penais”, nomeadamente crimes como a violência doméstica (entre hetero e homofamílias), violência sexual, violência rodoviária, homicídio, difamação/injúrias, crimes contra o património, roubos e furtos, discriminação, pessoas idosas, vítimas imigrantes e, claro, crianças e jovens vítimas. Nesse sentido, a APAV presta apoio gratuito e especializado, nas áreas jurídica, psicológica e social.

Além dos serviços telefónicos disponíveis, a APAV também está presente “fisicamente”, nos seus Gabinetes de Apoio à Vítima (GAV), localizados em várias áreas geográficas. Disponibiliza também ações de formação, não só a nível interno, mas também para profissionais, apostando na sua qualificação na prestação de apoio a pessoas vítimas de algum tipo de crime.

Na área da infância e juventude, a APAV disponibiliza um micro-site dedicado a esta camada da população: o APAV-J.

Este micro-site está bastante apelativo para o seu público-alvo. Na sua página inicial são-nos apresentadas quatro distintas opções, consoante a idade: menos de 8 anos, que, através de um personagem animado, a criança pode navegar em diferentes áreas a outra área; a dos 8 aos 12, que é muito semelhante apenas adaptado a esta faixa etária; e a área dos mais de 12, onde a animação é substituída por imagens reais, permanecendo o conteúdo temático idêntico mas dedicado a esta faixa etária. A quarta área é dedicada a pais & educadores, onde existe também uma área dedicada a formadores.

Muito interessante, de efetiva utilidade e de divulgação obrigatória.

Fica a sugestão – não apenas para a APAV, mas para todas as entidades com competência nesta matéria – para uma maior divulgação de outra forma que o fenómeno da violência doméstica toma: a violência filioparental, ou seja, violência dos filhos para com os pais. Apesar da pouca visibilidade que tem, este tipo de violência tem vindo a aumentar nas nossas sociedades. Fica este link para um panfleto explicativo deste fenómeno (em espanhol) e este documento em power point com algumas definições, especificidades e estratégias de intervenção na violência filioparental (em inglês).

 

Etiquetas: ,

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: