RSS

Violência Doméstica | Manual para Educadores

08 Jul

O Manual Para Educadores de Infância – Crianças expostas à violência doméstica, conhecer e qualificar as respostas da comunidade é uma publicação da Câmara Municipal de Cascais e do Forum Municipal de Cascais contra a Violência Doméstica (2007), adaptada da publicação original Children Exposed to Domestic Violence.

@s Educadores de Infância (e professor@s de 1º Ciclo) pertencem a uma classe profissional que maior contato tem com as crianças: permanecem horas em interação direta e constante com elas. Dessa forma, estão aptos para reconhecer alterações comportamentais, ou de outro âmbito, que possam ser indiciadoras que alguma coisa se passa com a criança e que, eventualmente, ela possa estar a ser vítima de maus tratos, entre eles a exposição a violência doméstica.

A exposição a violência doméstica é um tipo de mau trato psicológico que provoca um enorme sofrimento na criança, não só pelo medo que ela tem por si, mas também pel@ progenit@r abusad@. A par do abuso psicológico, a violência doméstica está frequentemente associada a outros tipos de mau trato, como seja o mau trato físico: por vezes a criança serve de “escudo” entre @s progenit@res. Está também associada à negligência: uma mãe violentada (ou pai) encontra-se frequentemente em estado depressivo, o que a impede de satisfazer as necessidades da criança; e/ou estar tão fragilizada emocionalmente, em que o medo é o sentimento mais presente, que não é capaz de proteger a criança dos maus tratos físicos que o abusador também lhe inflige.

No Manual para Educadores de Infância encontramos algumas definições importantes para melhor compreender a temática da violência doméstica e o impacto que tem na criança, nomeadamente os sinais e sintomas de alerta que ela emite e que @s profissionais (educador@s e tod@s aqueles que trabalham com crianças) devem estar atent@s e valorizar. Quando as crianças estão em sofrimento apresentam, frequentemente, alterações comportamentais. Neste manual são-nos apresentadas algumas estratégias para lidar essa questão.

São também apresentadas algumas orientações para @ educad@r lidar com o progenit@r abusad@. Contudo, caso se tome a decisão de falar com @ progenit@r abusad@, é conveniente preparar muito bem esse encontro, pois pode tornar-se num momento particularmente sensível, pelo que outras orientações – além das apresentadas neste manual – deverão ser consideradas. Essa questão será desenvolvida num outro artigo.

Um aspeto muito importante e retratado neste manual, é a revelação da criança sobre a o que se passa na sua casa. Por ser um cenário passível de acontecer, quanto mais não seja por @ educad@r ser, frequentemente, a pessoa de referência da criança e a quem ela se sente segura em confidenciar o seu segredo; é fundamental que @ profissional responda e aja adequadamente perante essa revelação da criança.

E porque, tendo conhecimento (ou apenas a suspeita) de que uma criança é vítima de maus tratos, @ profissional (e qualquer cidadão), deve tomar providências. Assim, são apresentadas algumas diretrizes para concretização da denúncia aos serviços competentes.

Em anexo são apresentados alguns panfletos – muito simples de elaborar – e que devem fazer parte da documentação d@ educad@r/profess@r.

O manual encontra-se para download em vários sites, como no site da Câmara Municipal de Cascais (aqui) ou na Direção Regional de Educação de Lisboa (aqui)

 

Etiquetas: ,

One response to “Violência Doméstica | Manual para Educadores

  1. Vááh C.

    6 de Fevereiro de 2014 at 9:17

    Eu gostaria de fazer download do Manual, mas nos sites que recomendou, já não existe…
    Conhece outro site onde possa fazer download?
    Obrigada desde já.

     

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: