RSS

Quanto custam os maus tratos na infância?

07 Jul

Os maus tratos na infância são um fenómeno social crescente e bastante preocupante. No ano de 2010, como já aqui foi referido, foram acompanhadas nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens 68.421 crianças e jovens vítimas de maus tratos (ver artigo Relatório de Atividades das CPCJ – 2010).

Cada uma destas crianças e jovens sofreram um ou vários tipos de maus tratos cumulativamente, cada um com as suas particularidades e que provocam consequências a curto e a longo prazo, em diferentes áreas do desenvolvimento do menor. Algumas dessas sequelas acompanham-no para toda a sua vida e, inevitavelmente, carecem de um acompanhamento especializado, seja ele de tratamento (acompanhamento psicológico por exemplo), como de reabilitação (a literatura é bastante frutífera em demonstrar que os maus tratos, a longo prazo, podem promover perturbações ao nível do desenvolvimento psicosocial, originando problemas comportamentais, desordens psiquiátricas, entre outras; que exigem medidas reabilitativas e/ou punitivas).

Assim, além do sofrimento que os maus tratos provocam diretamente e intimamente nas vítimas – sofrimento esse impossível de quantificar – provocam também custos materiais para a sua família e para o estado.

No ano de 2007 foi desenvolvido um estudo nos Estados Unidos na América, sobre os custos estimados que os maus tratos na infância acarretam (artigo: Total Estimated Cost of Child Abuse and Neglect in the United States). Esses valores, para o referido ano, estiveram estimados em 103,8 biliões de dólares. O artigo faz a ressalva que esta estimativa é “conservadora”, na medida em que os cálculos efetuados apenas contemplaram as crianças que se enquadravam na classificação do Harm Standard in the Third National Incidence Study of Child Abuse and Neglect (NIS-3). Além disso, apenas foram considerados os custos relacionados com as vítimas e não outros custos associados, por exemplo em intervenções e tratamentos efetuados aos perpetradores ou familiares das vítimas.

Os custos analisados dividem-se em duas categorias: custos diretos e custos indiretos. Os custos diretos são os desenvolvidos para fazer face às necessidades imediatas da criança vítima de maus tratos. Em 2007 estima-se que nestes custos o estado despendeu um total de 33,1 Biliões de dólares. Os custos indiretos estão associados com os efeitos a longo prazo e/ou efeitos secundários dos maus tratos. A estimativa apontou para um total de 70,6 Biliões de dólares. Analisemos estes dados mais detalhadamente:

Detalhe da estimativa dos custos diretos em 2007:

Hospitalizações:   6,625,959,263 dls

Saúde mental:  1,080,706,049 dls

Sistema de proteção à infância:  25,361,329,051 dls

Sistema de aplicação da lei: 33,307,770 dls

Estimativa dos custos indiretos em 2007:

Educação especial:  2,410,306,242 dls

Delinquência juvenil:  7,174,814,134 dls

Saúde mental e cuidados de saúde:  67,863,457 dls

Sistema judicial criminal de adultos:  27,979,811,982 dls

Perda de produtividade na sociedade: 33,019,919,544

Os dados apresentados neste e noutros artigos similares são bastante úteis, pois permitem avaliar o impacto que os maus tratos têm na sociedade e no país a nível socio-económico; permitindo dessa forma efetuar uma análise e (re)avaliação mais precisa e determinante nos recursos e estratégias a serem desenvolvidas, não só na perspetiva da intervenção mas também da prevenção, que se verifica ser de primordial relevância e com resultados bastante positivos na redução da ocorrência de maus tratos.

Não foram encontrados estudos idênticos em Portugal, pelo que ficam disponíveis para download alguns artigos sobre esta temática, apenas a nível internacional.

Total Estimated Cost of Child Abuse and Neglect in the United States (EUA, 2006)

Saving Lives, Saving Dollars: Mitigating the Impact of Child Maltreatment (New Mexico, 2006)

The cost of child abuse in Canadá (Canada, 2003)

The economic costs of child abuse and neglect (Australia, 2011)

 

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: