RSS

Acolhimento Institucional | Manual de Boas Práticas

07 Jul

O “Manual de boas práticas – um guia para o acolhimento institucional” foi editado em 2005 pelo Instituto da Segurança Social I.P. e dirige-se a “dirigentes, profissionais, crianças, jovens e familiares”.

Tematicamente o manual tem duas partes: uma primeira – “O diário do André” – onde nos é retratado, na primeira pessoa, o acolhimento institucional: André é um jovem de 14 anos, que decide escrever o seu diário. Apresenta-nos dessa forma a sua vivência em instituição: fala de si, das outras crianças acolhidas e também dos seus cuidadores. Interessantíssimo e muito enriquecedor “ouvirmos” falar do acolhimento institucional pela voz de quem o vive, de quem o realmente sente.

Na segunda parte temática são apresentadas orientações específicas sobre acolhimento institucional. Num primeiro capítulo são definidas, com bastante clareza e praticabilidade, orientações organizativas da instituição, desde o momento do acolhimento da criança/jovem, às rotinas diárias e participação ativa nas tarefas domésticas.

O capítulo seguinte é dedicado ao exercício de boas práticas profissionais neste contexto profissional. São abordadas questões fulcrais, como por exemplo o recrutamento e seleção dos colaboradores, o trabalho em equipa e com as crianças e jovens acolhidos; recorrendo a exemplos muito concretos. É ainda abordada a questão dos maus tratos em contexto institucional, nas perspetivas de prevenção e também de intervenção.

Por último, este manual dedica um capítulo aos valores orientadores das práticas profissionais desenvolvidas em Instituições de Acolhimento.

Este é um instrumento de trabalho imprescindível para quem trabalha em contexto de acolhimento institucional. Disponível para download  aqui

 

Etiquetas: ,

4 responses to “Acolhimento Institucional | Manual de Boas Práticas

  1. Joana

    10 de Junho de 2013 at 3:25

    Boa noite. Não consigo fazer o download do manual.. Será que me pode indicar especificamente onde ele se encontra no site da SS? Obrigada

     
    • Maus Tratos na Infância

      4 de Julho de 2013 at 9:44

      Olá Joana. Efetivamente o link foi alterado. Mas se pesquisar o manual pelo nome vai encontrá-lo noutras fontes.

       
  2. Maus Tratos na Infância

    9 de Julho de 2011 at 15:16

    Olá Sara. Obgda pela crítica, ainda bem que gostas. Vai aparecendo🙂

     
  3. Sara Picado

    9 de Julho de 2011 at 14:54

    Parabéns pelo teu blog! Aborda muitas questões interessantes e está muito completo! Gostei mesmo muito. Beijinhos. Sara (educadora Creche Quinta!!!)

     

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: